Proteção contra incêndio em sistemas FV

conta Premium

Gravação de Terça-feira, 27 de Agosto de 2024 | Eletrotec + EM-Power South America 2024 | Conferência | Idioma: Português | Duração: 21:43 .

Congresso Eletrotec 2023: Foco na Proteção contra Incêndio em Sistemas Fotovoltaicos e Normas de Segurança da ABNT

João Cunha, em nome da Aranda Eventos, deu as boas-vindas aos participantes do congresso e pediu que desligassem os celulares. Ele agradeceu a patrocinadores e organizadores antes de convidar Celso Mendes para abrir oficialmente o evento. Celso, um consultor com mais de 30 anos na indústria elétrica no Brasil e Alemanha, fez uma introdução histórica sobre o congresso iniciado em 1983 como ENI (Encontro Nacional de Instalações Elétricas) pela Aranda Eventos e revista Eletricidade Moderna devido à edição da NBR 5410. Em 2012 foi realizado junto ao Intersolar Germany; renomeado Eletrotec em 2018; atualmente faz parte do Smarter East South America. O atual congresso está dividido em três dias: normas elétricas no primeiro dia; proteção contra descargas atmosféricas no segundo dia; temas diversos sobre instalações elétricas no terceiro dia. A palestra tratou da proteção contra incêndio em sistemas fotovoltaicos por André Luiz Gonçalves Scabia, destacando a importância das normas técnicas reguladoras dessas instalações usando metodologias como o 5W1H (Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê?). Scabia abordou perigos específicos dos sistemas fotovoltaicos durante incêndios ilustrados com exemplos reais onde painéis solares danificados ainda produziam eletricidade após incidentes. A criação da norma mencionada começou em novembro de 2022 devido à demanda pública concluída dezembro de 2023 envolvendo múltiplos comitês verificando intercomitê não aplicável ainda iluminação pública ou veículos automotores equipados com sistemas fotovoltaicos. Outra norma focada nas fazendas solares iniciou-se janeiro de 2024 visando divulgar procedimentos técnicos através congressos como Congresso Brasileiro Latino-Americano Segurança Contra Incêndio. O próximo palestrante será Marcos Rogério Chaves da Silva especialista na proteção contra falhas elétricas diretor TecBros Soluções Energia.

Compactação automatizada pelo AI Conver

Palestrantes

André Luiz Gonçalves Scabbia
Professor
Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Brasil

Marcos Rogerio Chaves Silva
Diretor
TECPRO Soluções em energia
Brasil

Palestra da sessão: Cerimônia de Abertura EM-Power + Eletrotec e atualização de normas ABNT 1: Proteção contra incêndio em sistemas FV

A prevenção de incêndios e os cuidados com a eletricidade no combate ao fogo de sistemas fotovoltaicos são objeto de um projeto de norma ABNT discutido nesta sessão.

Outras palestras nesta sessão:

Abertura do Congresso

Palestrantes

André Luiz Gonçalves Scabbia
Professor
Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Brasil

Marcos Rogerio Chaves Silva
Diretor
TECPRO Soluções em energia
Brasil

Celso L. P. Mendes
Consultor
Aranda Editora
Brasil

Para a palestra

Mais conteúdo
Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024
Instalações elétricas BT e MT II: O prontuário das instalações elétricas como instrumento de eficiência e segurança

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024, 11:00 - 12:30

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024 | Conferência

conta Premium

Esta sessão aborda a aderência de instalações BT às normas de segurança do trabalho.

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024
Hidrogênio no NE: tecnologia, políticas públicas e cadeia de valor

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024 | Conferência

conta Premium

Apresentação dos mercados globais de hidrogênio renovável, bem como de oportunidades no mercado nacional. Foco na apresentação de estudos de casos e discussão de lições aprendidas e oportunidades de negócios para empresas da região.

Eletrotec + EM-Power South America Conference
Evolução normativa de conexão à rede de sistemas fotovoltaicos (NBR 16149 e NBR 16150)

Tuesday, August 23, 2022, 04:30 pm - 04:30 pm

Eletrotec + EM-Power South America Conference

conta gratuita

A crescente penetração da geração distribuída tem causado uma mudança disruptiva na forma de gerar, distribuir e consumir energia. Novos desafios tecnológicos precisam ser resolvidos para possibilitar a expansão da GD sem comprometer a operação e a confiabilidade do sistema elétrico. Essa palestra irá abordar como a revisão das normas NBR 16149/16150 está sendo concebida para resolver essas questões, com base na experiência internacional e de acordo com a realidade técnica do sistema elétrico brasileiro.

Eletrotec + EM-Power South America Conference
Revisão da NBR 16690: Tendências e Destaques

Tuesday, August 23, 2022, 02:00 pm - 02:00 pm

Eletrotec + EM-Power South America Conference

conta gratuita

Desde que foi publicada em 2019, a norma NBR 16690 - Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos - Requisitos de projeto tem desempenhado um importante papel no setor de geração fotovoltaica, em particular na área de geração distribuída. Durante os últimos quase três anos, vários pontos foram identificados na norma que demandam correções ou melhorias, de maneira que hoje a NBR 16690 encontra-se em processo de revisão na comissão de estudo CE-003:064.001 do COBEI. Apesar de ainda estar em estágio inicial, a revisão da norma já permite adiantar alguns pontos que serão melhorados ou incorporados ao documento, como os requisitos de proteção contra arcos elétricos em série, a adoção de novas normas para o tema da proteção contra sobretensão, e o reexame da definição de microinversores.

Intersolar South America Conference 2023
Solar, baterias e a transição do mercado de energia no Brasil

Terça-feira, 29 de Agosto de 2023, 13:30 - 15:00

Intersolar South America Conference 2023 | Conferência

conta gratuita

A energia solar fotovoltaica conquistou a segunda posição no Brasil. Quais foram os fatores que favoreceram esse feito e qual é o cenário futuro na visão institucional do setor?

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.