Abertura do Congresso

conta Premium

Gravação de Terça-feira, 27 de Agosto de 2024 | Eletrotec + EM-Power South America 2024 | Conferência | Idioma: Português | Duração: 24:08 .

Desafios e Normas de Segurança Contra Incêndio para Usinas Fotovoltaicas: Foco em Microinversores e Otimizadores

O texto discute normas de segurança para instalações fotovoltaicas e elétricas, com ênfase na conformidade com regulamentações do Corpo de Bombeiros. O coordenador do projeto CB24 foi escolhido por sua vasta experiência em diversas áreas relevantes (fogo, elétrica e civil). Ele destaca que as normas não são retroativas, mas recomenda a adaptação dos sistemas antigos para evitar riscos legais. Relatos práticos incluem problemas enfrentados pela Caixa Econômica Federal desde 2013, como incêndios causados por falhas nas caixas string box DPS inadequadas. A norma atual visa mitigar esses riscos através da compartimentação adequada dos cabos elétricos e evitando ambientes úmidos próximos aos equipamentos. A discussão abrange materiais inflamáveis usados nos telhados e a necessidade urgente de conformidade normativa para prevenir desastres futuros. Questões técnicas sobre barreiras físicas contra propagação do fogo foram levantadas, considerando o sombreamento potencial causado pelos módulos solares. Dúvidas surgiram quanto à aplicação das normativas antes da publicação oficial e critérios específicos no solo versus telhados ainda estão sendo desenvolvidos. Tecnologias relacionadas ao "rapid shutdown" também foram debatidas devido às suas implicações tecnológicas complexas sob novas atualizações normativas americanas NEC (National Electrical Code). Em suma, há flexibilidade na escolha das medidas preventivas conforme as diretrizes emergentes; contudo estas opções podem ser mais caras ou complicadas tecnicamente dependendo da implementação escolhida pelos projetistas responsáveis pelo sistema fotovoltaico.

Compactação automatizada pelo AI Conver

Palestrantes

André Luiz Gonçalves Scabbia
Professor
Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Brasil

Marcos Rogerio Chaves Silva
Diretor
TECPRO Soluções em energia
Brasil

Celso L. P. Mendes
Consultor
Aranda Editora
Brasil

Palestra da sessão: Cerimônia de Abertura EM-Power + Eletrotec e atualização de normas ABNT 1: Proteção contra incêndio em sistemas FV

A prevenção de incêndios e os cuidados com a eletricidade no combate ao fogo de sistemas fotovoltaicos são objeto de um projeto de norma ABNT discutido nesta sessão.

Outras palestras nesta sessão:

Proteção contra incêndio em sistemas FV

Palestrantes

André Luiz Gonçalves Scabbia
Professor
Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Brasil

Marcos Rogerio Chaves Silva
Diretor
TECPRO Soluções em energia
Brasil

Para a palestra

Mais conteúdo
Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024
Instalações elétricas BT e MT III: A ausência do IDR e as mortes por choque elétrico no ambiente residencial

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024, 14:00 - 15:30

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024 | Conferência

conta Premium

A proteção contra choque em ambientes residenciais, e os métodos de inspeção de sistemas elétricos são tratados nesta sessão.

Intersolar South America Conference 2024
Geração solar de larga escala em conjunto com outras tecnologias

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, 14:00 - 15:30

Intersolar South America Conference 2024 | Conferência

conta gratuita

Neste painel, descubra como os sistemas híbridos estão sendo utilizados no Brasil como uma alternativa à variação na geração de energia renovável. Em quais situações é viável utilizar esses sistemas e qual nível de confiabilidade pode ser alcançado com sua implementação?

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024
Revisão da ABNT NBR 5410

Terça-feira, 27 de Agosto de 2024, 11:00 - 12:30

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024 | Conferência

conta Premium

O projeto de revisão da norma ABNT NBR 5410, Instalações elétricas BT, passou recentemente por consulta nacional. Esta sessão aborda tópicos selecionados.

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024
Minicurso - Dimensionamento de sistemas de armazenamento de energia e Otimização de operação usando IA

Quarta-feira, 10 de Abril de 2024

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024 | Conferência

conta Premium

O minicurso visa apresentar o dimensionamento para sistemas de armazenamento com baterias de Íons de Lítio considerando fontes intermitentes. Na primeira parte as principais características e as aplicações de baterias serão apresentadas. Na segunda parte será feito um estudo de caso para dimensionamento de uma bateria. Na terceira parte será apresentada a operação comercial das baterias e a implementação de uma operação com aplicação de inteligência artificial para maximização de energia e/ou receita.Ingressos

Intersolar South America Conference 2024
Novas estratégias para um setor energético em transformação

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, 09:00 - 10:30

Intersolar South America 2024 | Conferência

conta Premium

O setor energético brasileiro está em transformação, impulsionado pela abertura do mercado livre, adoção de energias renováveis e tendências como inteligência artificial, descarbonização e eletrificação, e este painel discutirá as estratégias dos stakeholders para enfrentar essas mudanças e aproveitar as oportunidades.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.